.

ddfdds

bioloja-da-demetria-logo
bd-divider

label-produtos-biodinamicos

selos-demetria

Sitio Bahia Titulo

Quando e como surgiu
o Sítio Bahia?

Queremos contar a vocês um pouco da história do Sítio Bahia e da Bioloja. O Sítio Bahia recebeu este nome de seu antigo dono, um pastor da Alemanha que trabalhou por vários anos no interior da Bahia, numa comunidade carente (o alemão mais baiano que eu conheci!). Sua intenção era morar aqui quando se aposentasse, mas acabou voltando à Alemanha com sua família.

A Associação Cambará, atual proprietária, foi formada com a finalidade de colocar a terra à disposição da Agricultura Biodinâmica e da educação no campo, que eram os ideais das duas famílias que assumiram o trabalho no sítio, no ano de 1986.

A busca e o desenvolvimento da Agricultura Biodinâmica foi o caminho percorrido, durante mais de vinte anos, por nossa família.

As novas vivências rurais nos proporcionaram grandes desafios, uma vez que fomos criados em cidades grandes, como Hamburgo na Alemanha e Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

Mesmo não sendo agricultores, criar e percorrer o caminho de uma agricultura sustentável, adequada às condições naturais do local (solo, clima, água – o sítio é divisor de águas da bacia do Rio Pardo e da bacia do Rio Capivari) era de extrema necessidade.

Até trigo plantamos aqui! Mas é bem verdade que pouco colhemos, deste "nobre cereal".


Sustentabilidade Agrícola,
Econômica e Social

Chegamos, entre erros e acertos, ao sistema agrícola que foi a base de todo o "processo Sítio Bahia"; o Pastoreio Rotacionado com plantio de árvores trabalhando com enfoque em culturas perenes, criando ambiente para o bem-estar do rebanho leiteiro.

A sustentabilidade agrícola, ecológica, econômica e social foi se desenhando no decorrer dos anos. Durante toda esta fase, sempre contamos com a ajuda heróica de estagiários; o número destas jovens individualidades acolhidas pelo Sítio deve beirar a duas centenas, no período mencionado.

No início, a transformação de parte do nosso leite em queijo e iogurte acontecia de maneira bem caseira e os pães eram assados em fornos no quintal, no fundo da casa. Estes produtos eram vendidos de porta em porta nas poucas casas e iniciativas no começo do Bairro Demétria. O restante do leite era vendido para a EstâncIa Demétria e depois, por volta de 1997, para o Laticínio Cambará, que não durou muito.

Aos poucos, transformamos uma moradia bem simples em nossa padaria atual.

Um momento muito importante para o nosso crescimento econômico foi quando conseguimos um espaço próprio na Feira de Produtos Orgânicos no Parque da Água Branca, em 1996. Deste momento em diante fazemos a feira todos os Sábados em São Paulo.


O nascimento da Bioloja
no Sítio Bahia

A precursora da Bioloja (quem conheceu não vai esquecer!) foi um quartinho com uma geladeira, uma prateleira com produtos, uma mesinha e a caixinha. O cliente se auto-atendia, pagava e fazia o próprio troco. Muitas vezes nem encontrava alguém para conversar por perto, pois o pessoal estava sempre na roça ou no estábulo.

Quando surgiu a possibilidade e a necessidade de construir a Bioloja, a tentação comercial nos empurrava para uma lojinha na cidade. Mas o forte impulso agrícola e rural que se desenvolveu dentro de nós, se contrapondo à atual tendência do "êxodo rural", nos fez construir a Bioloja aqui, onde ela está.

Desta maneira, a Bioloja fechava o ciclo do nosso organismo agrícola, que tem como base a agricultura, pastoreio, leite, processamento e venda dentro do próprio sítio.

Gostaríamos de expressar o quanto somos gratos, pela construção da Bioloja, a Martin Kaufman, jovem carpinteiro da Alemanha, a Gehard, professor Waldorf alemão que passou seu ano sabático aqui, com a família. E a Marcel Roberts, holandês que, no início ia fazer só um murinho de pedra e acabou criando todo esse ambiente externo bonito e acolhedor.

E finalmente, gostaríamos também de agradecer a sua visita, desejando que sintam-se à vontade para usufruir de todos os benefícios deste lugar.


Brunch no Sítio Bahia

A Bioloja está localizada no Sítio Bahia, no Bairro Demétria:

  • Rodovia Gastão Dal Farra, km 4
  • Telefone: (14) 3882-2753
  • Nextel: (14) 7811-6842
  • Nextel: ID: 89*4226
  • Horário de Atendimento: 2a-6aF das 07:30 as 19:00 - Sab, Dom e Feriados das 10:00 as 19:00
Pinit Fg En Rect Red 20
bd-footer-over-bkg